Pra quem adora o mar e a vida marinha, Koh Tao é um paraíso. Quem prefere explorar as trilhas pela mata também. Koh Tao tem muitas opções para hiking. Fizemos duas das diversas trilhas e você pode conferir mais sobre isso em um post especial.
O recorte da Ilha oferece pontos incríveis de snorkeling e mergulho, além de trilhas e viewpoints muito legais também. Koh Tao é uma ótima opção tanto para mergulhar de garrafa, quanto pra quem curte apenas fazer snorkeling.

A Ilha

IMG_20170629_160520685 - Copia

Koh Tao fica no Golfo da Tailândia e tem 21km². Tem uma rica vida marinha. Além das tartarugas (que dão nome á ilha), existem mais de 130 espécies de corais e cerca de 223 espécies de peixes de recife pertencentes a 53 famílias.

Muitos mergulhadores do mundo inteiro vêm pra Koh Tao em busca desta beleza toda.

As opções de empresas disponíveis são muitas. São mais de 60 escolas de mergulho e snorkeling, que atendem em quase todos os idiomas. E a concorrência faz com que Koh Tao seja um dos lugares mais baratos do mundo pra mergulhar. Fizemos um dive no lado norte da ilha. Foi muito legal! E se quiser fazer um snorkeling, seguem duas dicas de lugares legais. Esses são apenas dois pontos, mas a ilha é cheia deles. É só explorar e curtir o visual desse mundo paralelo que é o mar! Enjoy!

Thian Og (Shark Bay) e Taa Chaa Bay

Thiang Og é muito bonita, de água azul. No dia em que a gente foi, tinha um vento moderado e o mar estava um pouco crespo. A baía tem esse nome por causa dos tubarões Aletas Negras (ou Tubarão-de-ponta-negra), que podem ser vistos com frequência por ali a cerca de 250 metros da praia. Eles podem medir até quatro metros. Além dos tubarões, nessa região tem tartarugas verdes e muitas outras espécies de peixes. Desta vez, não vimos tubarões

Ficamos pouco em Thiang Og e logo seguimos para Taa Chaa Bay.

Lá a água estava mais calma e mais clara, com uma visibilidade bem melhor.

 

Acessamos o ponto de snorkeling pelas escadarias e pier em frente os chalés da pousada que fica naquela região. Uma característica de Taa Chaa Bay é que é muito raso.

Existem muitos corais no fundo e você precisa tomar cuidado para não pisar neles, pois muitos peixes, ouriços, pepinos do mar e outras espécies vivem ali.

Então, a alternativa é entrar na água e já sair nadando.

Hin Wong Bay

Essa ponta achamos explorando a ilha de moto e foi a que achei mais legal. A cada entrada que dava para a praia, a gente ia pesquisar se rolava fazer um snorkeling.

Na Hin Wong Bay, dá pra deixar a moto em um estacionamento cuidado por pessoas que moram ali por 5Bath.

Ali a formação rochosa forma um aquário natural. A água é muito clara e calma.

Do lado do píer, tem um restaurante onde você pode alugar equipamento por 50Bath. Também dá pra alugar um caiaque e dar umas voltinhas por ali.  Acabamos comprando duas máscaras com respirador  na Decathlon de Chiang Mai e custaram algo como R$ 14,00 para uma.

Esses foram alguns pontos, mas você pode explorar a ilha e ir parando onde puder ver baías com muitas pedras. Importante: sempre avalie antes de mergulhar se o local escolhido é seguro e estude se há correntes que possam oferecer riscos. Devidos cuidados tomados, é só cair na água, abrir bem os olhos e se divertir.