Pra quem ama praticar esportes junto à natureza como a gente, Koh Tao é um paraíso! O recorte da Ilha oferece os mais lindos pontos de snorkeling e mergulho, além de trilhas para hiking e viewpoints incríveis. Koh Tao fica no Golfo da Tailândia e tem pouco mais de 20km². De norte a sul, tem 7,6km e de leste a oeste em torno de 4km. É predominantemente íngreme. A costa é rochosa formando onze baías, dez cabos e quase 29 km de extensão com um recife de coral circundante de 8 km. É praticamente um parque de diversões!

IMG_20170629_055247492

Com uma geografia mista, fazer trilhas no meio da floresta é um programa imperdível.

O canto dos pássaros, o barulho das folhas das árvores que o vento constante balança, os animais… tudo cria uma atmosfera única para a prática do hiking. É pura vida!

Alguns trechos são de mata mais fechada e caminhos íngremes, difíceis, com pedras e muitos desafios a serem vencidos.

Mas, sempre ao final de cada trilha, a gente se depara com um presente do Universo para nós mortais: a vista!

Como a ilha tem pouca distância entre um lado e outro é possível sempre ver o mar, as baías, os barcos, plantações de coco e de banana. Para cruzar do Sul para o Norte da ilha, é preciso uma moto (aliás, o principal meio de locomoção usado em Koh Tao). Em muitos trechos a estrada, apesar de ter asfalto, é bem perigosa e difícil de pilotar a scooter. Isso exige cuidados redobrados.

É comum ver pessoas na rua com ataduras e curativos em ferimentos provocados por quedas de moto. (Use sempre capacete!).  Ao alugar uma moto, prefira com seguro, pois se algo acontecer, você está coberto.

Ao pé das trilhas, tem sempre um barzinho de madeira, palha e mesinhas onde podemos estacionar a moto (alguns cobram em torno de 20 Baht) e seguir pela trilha à pé.

IMG_20170702_243346651

Dica: Use tênis confortável, leve protetor solar, chapéu e repelente. E não esqueça de algo para beber.

Mango Viewpoint – Norte

IMG_20170702_105116009

É um dos mais bonitos visuais da ilha. Fácil chegar até o acesso ao topo. Mas indo de moto, tem que ter muito cuidado, pois o caminho é bastante íngreme. Para chegar vá pela rua principal da ilha, a Aow Muang Road. Quando chegar até o Jim´s Bar, siga a pé por uma trilha leve de cerca de 200 metros até o topo. Para entrar, é preciso pagar 100 Baht por pessoa (+/- R$9). Lá de cima é possível ver Sairee Beach e Mae Haad Bay.

John Suwan Mountain Viewpoint – Sul

IMG_20170629_160751995

Pra nós o John Suwan Mountain é o mais bonito visual de um topo de montanha em Koh Tao. Mas, pra conquistar o privilégio da vista, é preciso fôlego, um pouco de força e determinação.

O caminho até lá é um pouco diferente do lado norte. É preciso escalar algumas pedras, passar pelo meio de outras, subir por terreno acidentado e por muitas palmeiras. Em alguns trechos, existem cordas para ajudar o trilheiro na escalada ás pedras.

Para fazer esta trilha também é preciso um pouco de resistência física.

O ideal é usar tênis apropriado, com solado aderente, de preferência. Chinelo e sandálias não são bons amigos nesta hora. Mas, vimos algumas poucas pessoas usando chinelos na trilha. Imagino que tiveram que ficar descalços para escalar as pedras.

IMG_20170629_155510629

A vista lá de cima é de tirar o fôlego. Bem do topo, da pedra mais alta, podemos ver Chalok Ban Kao, à esquerda e Thian Og (Shark Bay) à direita. E se olhar bem á frente, também dá pra ver os picos mais altos do extremo norte. O acesso é o oposto do Freedom Beach Resort, e é preciso pagar 50 Baht (quase R$5) por pessoa para acessar o pointview.

Em Koh Tao existem outras trilhas de diferentes níveis de dificuldade, mas a maioria pede um certo preparo físico, além de roupas equipamentos e adequados para a atividade. Você pode pegar todas as orientações e mapa dessas trilhas no site do Koh Tao Complete Guide .  (*Essas imagens são de divulgação do Koh Tao Complete Guide)

De Sairee até Tanote*

De Laem Thian até Mao Bay*

IMG_20170703_052545 (1)
IMG_20170703_052528 (1)

De Maee Haad até Sai Nuan, trilha por Chalok*

download

Koh Tao Complete Guide

Além de hiking, o Koh Tao Complete Guide traz todas as informações de diversas atividades oferecidas na ilha. Esse guia é perfeito e foi desenvolvido por moradores locais, com o apoio da iniciativa privada e pessoas que curtiram a ilha e contribuíram com informações. A versão impressa (produzida em papel reciclado!!) é distribuída gratuitamente em diversos pontos como mercados, farmácias, hotéis e pousadas. E é possível baixar o app na versão on line e ter o guia no celular. No site kohtaomap.com também é possível visualizar o mapa completo da ilha e por regiões, o que facilita, e muito, o trânsito pela ilha. Em termos de informações turísticas, Koh Tao está de parabéns! Um exemplo para outras cidades que querem virar destino turístico no mundo.

Enfim, fazer caminhada por uma das trilhas de Koh Tao é como estar em um quadro vivo. É o poder da Mãe Natureza se manifestando por todos os lados, e você fazendo parte de tudo isso. E a gente tem só é que agradecer este presente e aproveitar pra renovar as energias.

Kapunka, Koh Tao!! See you soon!