Sempre que a gente tem a oportunidade de estar em um lugar onde podemos mergulhar, essa programação está na lista dos cinco programas imperdíveis. Em Koh Tao, isso aconteceu no momento em que decidimos vir pra cá.  Koh Tao fica no Golfo da Tailândia e tem 21km². Seu recorte proporciona uma rica vida marinha. Os principais habitantes, que deram nome a ilha, eram as tartarugas. Mas, no início, a atividade do mergulho prejudicou o crescimento e o desenvolvimento da população de tartarugas. Hoje, isso mudou.

Para evitar que essa espécie fosse dizimada da ilha, em 2004 a Royal Thai Many (a Marinha Tailandesa) em conjunto com um grupo formado por Scuba Dive Centers, a KT-DOC, desenvolveram um programa de criação e preservação das tartarugas em Koh Tao. Outro grupo que vem trabalhando para a conservação e recuperação da Ilha é o Save Koh Tao.  Além das tartarugas, o lugar tem mais de 130 espécies de corais e mais de 223 espécies de peixes de recife pertencentes a 53 famílias.

Muitos mergulhadores vêm em busca de um raro encontro com o dócil Tubarão-Baleia (whale-shark) , e com o não tão dócil assim Tubarão-Touro (Bull-shark ) Eles só são vistos comumente quando as marés estão mais frias. Por causa do El Niño as correntes quentes afastaram os tubarões que partiram em busca de águas mais frescas. Um dos locais onde eles ainda são encontrados em determinadas épocas do ano é o Chumpon Pinnacle. E este trabalho de conservação e recuperação da vida marinha vem dando resultados pois, a cada ano, Koh Tao recebe mais e mais mergulhadores de todo o mundo. 

Segurança e Câmera Hiperbárica: 

2-300x225

Quem mergulha sabe que a segurança é uma questão de vida durante a prática da atividade. O mergulho deve ser sempre feito em dupla, dentro das normas, acompanhado de Master Divers qualificados e certificados, com equipamentos auferidos e em ordem, e em locais previamente estudados. Mas, a principal armadilha para a segurança do mergulhador é ele mesmo. Algumas vezes pode acontecer do mergulhador se empolgar com o visual e achar que pode descer um pouco mais ou ficar um pouco mais ou mesmo ser vítima de algum mau súbito durante o mergulho. Aí,  as doenças de compressão podem  ser uma ameaça séria. 

 Em casos de acidente, o distrito de Surat Thani, formado pelas ilhas de Koh Samui, Koh Tao e Koh Phangan, faz parte de um grupo chamado Hyperbaric Chamber Network, que trabalha em conjunto com clínicas, equipes de resgate e profissionais especializados que utilizam a Câmera Hiperbárica.  O equipamento fica em Koh Samui. Isso, faz com que o arquipélago seja um dos mais seguros para a prática do mergulho. 

Como escolher uma escola de mergulho

Para quem quer entrar para este “Universo Paralelo”, são mais de 60 escolas de mergulho onde você pode fazer curso nas várias qualificações técnicas dentro da atividade, em diversos idiomas. A concorrência fez os preços baixarem e, hoje, a ilha está entre as mais baratas do mundo para mergulhar. Também existe um site especializado com um guia completo dos melhores lugares para o dive. 

Pura Vida

Depois de pesquisar, o Duda escolheu a Pura Vida. Lá, falamos em Espanhol, idioma que temos mais compreensão de instruções técnicas. Nossa experiência custou o equivalente a R$ 160 para cada um, com dois mergulhos em lugares diferentes, incluindo lanche e bebida. Ou seja, R$ 80 cada mergulho.

Fizemos o mergulho na parte da tarde e o Sol forte ajudou na vizibilidade. Nosso dive foi apenas eu e o Duda com nosso Dive Master, Alex.

Os grupos são reduzidos e cada um vai com seu dive master. Fomos para o lado norte da ilha, em Koo Naang Yuan.

GOPR5764

A primeira parada foi em Japanese Garden. Fizemos quase 1h de dive. A segunda parada foi em Twin Peaks, também com quase uma hora.

Cavernas, jardins de coral e esculturas submersas ajudam a manter a riqueza da vida marinha na região.

Apesar de estar fora da época dos tubarões (depois de alguns mergulhos em Providência Island, na Colômbia, fizemos amizade com eles), tivemos uma ótima experiência flutuando nesse universo repleto de cores e beleza.

Se estiver em Koh Tao, mergulhe e seja feliz!